O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) assinaram, na terça-feira (2), durante a Expointer, um protocolo de intenções para a instalação da Estação Experimental da Campanha, em Dom Pedrito, em parceria com a Escola Estadual de Educação Profissional — a Escola Técnica. O ato reuniu autoridades estaduais e municipais e foi considerado um marco para a integração entre pesquisa, ensino e desenvolvimento regional.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância da iniciativa tanto para a formação de estudantes quanto para o futuro da produção de arroz no estado. “Uma estação dentro de uma escola beneficia a todos. Ganham os nossos alunos, os nossos professores com apoio do Irga, ganha o Irga por preparar o terreno para futuros talentos na causa. O Brasil hoje é o celeiro do mundo, e para aumentar a produtividade precisamos de mais conhecimento. Portanto, celebro esse acontecimento”, afirmou.
O presidente do Irga, Eduardo Bonotto, ressaltou que a parceria reafirma o papel histórico da instituição no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “É motivo de orgulho presidir essa instituição quase centenária, que presta serviços para a sociedade gaúcha, que gera empregos, gera oportunidades, promove o desenvolvimento de nossas cidades. Setenta por cento do arroz brasileiro sai do nosso estado. E isso é fruto dessas ações e do trabalho de toda essa gente. É a missão dessa instituição tão linda”, disse.
A diretora da Escola Técnica, Mari Zoe Machado, representou a comunidade escolar na cerimônia e celebrou o momento. “É muito bom, um sentimento muito feliz conduzir esse processo junto aos alunos, junto aos professores. Saber que é uma entidade que promove sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico. Eu espero que essa parceria seja muito duradoura”, destacou.
0 Comentários