Entre os meses de dezembro e janeiro, diversos relatos chegaram à reportagem do Folha questionando a qualidade da água no município, que apresentava cheiro forte e gosto lamacento, características identificadas por moradores de diferentes bairros de Dom Pedrito. Dentre os relatos enviados pela população, chamavam a atenção dois em específico, que mencionavam casos de diarreia e vômito, imediatamente associados ao consumo da água que é fornecida pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).
Em conversa com a nossa reportagem, na última sexta-feira (24), a assessoria de comunicação do grupo, adquirido pela Aegea Saneamento em 2020, após leilão da estatal, emitiu uma nota esclarecendo a situação. No comunicado, a Companhia garante que no período citado “manteve os padrões de qualidade e excelência dos serviços prestados em Dom Pedrito”, e afirma que “com base no sistema da Companhia, não constam registros de ocorrências relacionadas ao mau cheiro ou gosto duvidoso”.
O texto também ressalta que diariamente são realizadas coletas de água em diferentes estágios – desde a bruta, que é captada do rio, até a que é chega às torneiras dos consumidores. As inspeções acontecem a cada hora, para assegurar sua potabilidade.
Confira a nota na íntegra:
"A Corsan informa que, durante os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, manteve os padrões de qualidade e excelência dos serviços prestados em Dom Pedrito. Com base no sistema da Companhia, não constam registros de ocorrências relacionadas ao mau cheiro ou gosto duvidoso.
Diariamente são realizadas coletas de água (desde a bruta, captada pelo rio, antes do processo de purificação, até a tratada, pronta para distribuição final), que são enviadas para análise, a fim de comprovar os padrões de excelência. As inspeções ocorrem de hora em hora, na Estação de Tratamento da Corsan, e também nos pontos de coleta distribuídos pelo município, garantindo que o material filtrado e tratado cumpra as exigências da portaria GM/MS Nº 888, que fiscaliza os procedimentos de controle, vigilância e qualidade da água para consumo humano, mantendo os parâmetros de potabilidade.
Neste mês de janeiro, será instalado junto à Praça Central de Dom Pedrito, um Ponto de Controle de Qualidade (PCQ), onde o usuário poderá acompanhar os resultados das análises do tratamento da água através da leitura do QR Code, disponível na estrutura. Esta é mais uma iniciativa da Companhia para assegurar a seriedade na prestação dos serviços e a excelência do produto final entregue nas torneiras dos consumidores. Por mês, mais de seis mil amostras são analisadas.
Em agosto de 2024, a estação de tratamento de Dom Pedrito recebeu o selo internacional ISO 9001, comprovando o alto grau de potabilidade da água, a segurança e eficiência dos serviços oferecidos aos usuários, a redução de desperdício de produtos químicos e de perdas de água.
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.", finalizou a Companhia.
0 Comentários