Uma das obras que gerou mais expectativa na comunidade regional foi o asfaltamento da ERS-473, entre o trevo de São Domingos e a localidade de Torquato Severo, no interior de Dom Pedrito. No entanto, a conclusão da obra deverá ficar apenas para 2025, devido a diversos atrasos e problemas na execução. A pavimentação é de pouco mais de 22 km, atendendo uma antiga demanda dos usuários da rodovia.
Frequentemente, moradores da Vila de São Sebastião questionam a reportagem sobre atualizações no andamento da obra, que, embora já tenha asfalto nos primeiros quilômetros, segue em ritmo lento. A obra foi anunciada em 2021 pelo governador Eduardo Leite e fazia parte do Plano de Obras, uma série de obras de infraestrutura executadas pelo governo do estado. A expectativa era grande, especialmente por reduzir o tempo de viagem entre Bagé e Lavras do Sul, beneficiando também os moradores de Torquato Severo.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a obra enfrentou diversos problemas logísticos e de execução e foi severamente impactada pela crise climática que assola o Rio Grande do Sul. Além disso, foi necessário realizar alguns serviços novamente, como à terraplanagem e a revisão do trabalho realizado até o momento. Apesar desses desafios, o andamento da obra continua, embora com um ritmo ainda lento.
0 Comentários