Executivo decreta situação de emergência em Dom Pedrito



O prefeito Mário Augusto Gonçalves assinou, na segunda-feira (13), o decreto que declara situação de emergência em Dom Pedrito, em razão do grande volume de chuva que atingiu o estado nas últimas semanas. Embora não tenha registrado mortes ou desabrigados, como aconteceu em outras regiões do Rio Grande do Sul, o município foi bastante prejudicado pelas chuvas intensas dos últimos dias. Os principais prejuízos foram sentidos na zona rural de Dom Pedrito, afetando a trafegabilidade das estradas e o escoamento da produção das lavouras.

Conforme o prefeito, as necessidades mais urgentes são de pessoal, materiais, equipamentos e máquinas pesadas para atender emergencialmente os atingidos. “Recebemos, na reunião da Defesa Civil, o pedido das entidades que representam o setor primário, uma vez que tiveram e continuam tendo grandes prejuízos nas suas produções de hortifrutigranjeiros, arroz, soja e pecuária”“Recebemos, na reunião da Defesa Civil, o pedido das entidades que representam o setor primário, uma vez que tiveram e continuam tendo grandes prejuízos nas suas produções de hortifrutigranjeiros, arroz, soja e pecuária”, detalha.

O prefeito reforçou que os esforços do Executivo agora precisam estar concentrados em reconstruir as estradas e colocar maquinário para atender emergencialmente a população que foi atingida na zona rural. “É preciso restabelecer minimamente a normalidade dessas vias, porque é por elas que acontece o escoamento da safra. Temos mais de 2 mil quilômetros de estradas dentro do nosso município e tem muito grão apodrecendo porque não está sendo possível fazer essa vazão”, reforça.

Além disso, o chefe do Executivo ressaltou a necessidade de desobstruir as bocas de lobo na zona urbana — que entupiram com as chuvas, ocasionando pontos de alagamento na cidade.

O decreto foi enviado para avaliação do Estado. Para ser efetivada a situação de emergência, o documento deve ser homologado e reconhecido pelos governos do Estado e federal.

Postar um comentário

0 Comentários