Secretaria de Cultura do Estado repassa obras de arte para o Museu Paulo Firpo



A produção contemporânea de arte ganha destaque no interior do Estado com a recente doação de 19 obras ao Museu Paulo Firpo, realizada por intermédio do Itaú Unibanco S.A. e sob a intervenção da Secretaria de Estado da Cultura. Coordenado por Raul Holtz, o Departamento de Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) foi responsável pelo repasse das obras, que incluem serigrafias, colagens, pinturas, litografias e gravuras em metal, assinadas por artistas como Eduardo Iglesias, Celso Arruda, Marco Magalhães, Renina Katz, entre outros.

Essa não é a primeira vez que o Museu Paulo Firpo é contemplado com um conjunto significativo de obras que documentam a produção contemporânea de arte. Esse fato coloca a instituição em uma posição de destaque no cenário de acervos do interior do Estado. A coleção, composta por quase 100 peças, apresenta nomes renomados no cenário estadual e nacional, incluindo Xico Stockinger, Leopoldo Gotuzzo, Guma, Ester Bianco, Carlos Scliar, além dos artistas pedritenses Corinto Lucena e Sara Sanchez, entre outros.

O acervo está sendo preparado para uma exposição, prevista para ocorrer no início do próximo ano, possivelmente na Casa Amarela. O Museu Paulo Firpo se destaca não apenas como guardião desse patrimônio artístico, mas também como um agente catalisador de futuras exposições que movimentarão a Galeria Armando Almeida, localizada na Casa de Cultura Gisele Bueno Pinto. A galeria passa por um trabalho de restauro e será disponibilizada ao público em breve, proporcionando um espaço dedicado à apreciação da rica diversidade artística do acervo local.

Postar um comentário

0 Comentários