Visando reformar a iluminação do município, o Executivo deve buscar recursos para instalação de lâmpadas de led; mais econômicas, resistentes e potentes. Um Projeto de Lei, numerado como 52/2023, foi apresentado à Câmara e autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito com o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O objetivo é investir em tecnologia de iluminação LED, proporcionando qualidade e conforto luminoso aos munícipes.
O texto foi votado na sessão legislativa desta terça-feira (31) e aprovado por unanimidade.
O município planeja adquirir luminárias LED com potências variadas, de 40W a 180W. Essa iniciativa visa substituir 100% do sistema de iluminação pública atual, que utiliza lâmpadas de vapor de sódio, por um sistema de iluminação LED mais econômico e eficiente. Conforme justificativa do Executivo, o resultado será uma iluminação de maior qualidade, conforto visual e segurança para todos os moradores da cidade.
A operação de crédito com o BRDE, na previsão de R$ 5 milhões, é destinada a obras de infraestrutura urbana para iluminação pública e está de acordo com a legislação vigente. Os termos de amortização, carência e outros detalhes da dívida seguirão as normas estabelecidas pelas autoridades monetárias federais.
A tecnologia de iluminação LED é conhecida por sua eficiência e economia de energia. Ela não apenas oferece uma iluminação mais completa, mas também reduz significativamente os custos operacionais, uma vez que a manutenção é praticamente nula. Além disso, a mudança para iluminação LED resultará em uma redução direta na fatura de energia, substituindo potências de 70W de vapor de sódio por potências de 40W de LED, proporcionando maior eficiência e melhor luminosidade.
0 Comentários