Querência Gaúcha


Abrindo a Porteira

 Neste domingo, 7 de outubro, o Brasil estará realizando mais uma eleição, onde serão escolhidos deputados estaduais,deputados federais, senadores, governadores e presidente da República. Hoje assistimos programas na TV e ouvimos no rádio candidatos se achando os melhores, dizendo que vão fazer isto, aquilo, como se eleitos forem. Só que em primeiro lugar não é só dizer eu faço, depende muito da situação e do quórum que conquistarem. Outro detalhe, a ideologia não existe mais, tanto é que a maioria dos políticos não fala de seu partido. E são tantos partidos que hoje não conseguimos decorar seus nomes. Será que não está na hora dos senhores políticos fazerem uma revisão, e criarem só três partidos políticos? Teria que ser como era no Rio Grande antigamente: os do lenço vermelho, os do lenço branco, e os do lenço verde, e deu. Financiamento nem pensar, que cada um trabalhe para pagar sua candidatura, não tem graça nenhuma a crise que enfrentamos hoje, e os candidatos fazendo campanha com nosso dinheiro. Já pensaram quanto custa aos cofres públicos uma eleição? Enquanto hospitais lotados, saúde caindo os pedaços, não tem dinheiro para saneamento, colégios com falta de professores, municípios quebrados, estradas destruídas, e os políticos viajando para todo o país, fazendo campanha com nosso dinheiro! Que vão catar coquinho, e arrumar um serviço se quiserem dinheiro para financiar seus sonhos. Mas infelizmente no Brasil o voto é obrigatório. Boa eleição a todos, e lembre-se: eleição não enche barriga de ninguém, apenas divide amigos.

CTG Rodeio da Fronteira

 Num distante 17 de outubro de 1953, era fundado o CTG Rodeio da Fronteira, época das vacas gordas em que os fazendeiros abatiam na Indústria Pedritense de Carnes, e doavam o costilhar e agulhas para boa parte da população. Naquele 17 de outubro, após um grandioso churrasco, os presentes se reuniram em assembleia, na sombra dos cinamomos, e o assunto foi criar uma entidade que agregasse as famílias gaúchas, pois várias cidades do Estado já tinham aderido aos chamados Centros de Tradições Gaúchas, e Dom Pedrito estava fora do contexto. Nesta assembleia estava presente seu Dindim Silva, pai dos jovens Antônio Cândido Silva Neto e Luiz Carlos Correa da Silva, jovens que estudavam em Porto Alegre, no Colégio Julio de Castilhos, companheiros de Paixão Côrtes, que há poucos anos atrás criara o 35 CTG, e do qual eles eram integrantes, sendo que Antônio Cândido Silva Neto, foi o primeiro patrão oficial da novel entidade. Isto influenciou bastante os pedritenses a tomar a decisão de naquela assembleia fundarem o primeiro Centro de Tradições de Dom Pedrito. Apos sua fundação a assembleia escolheu o primeiro patrão, que recaiu sob o pecuarista Cândido Rodrigues da Silva (Dindim Silva). Primeiramente a nova entidade funcionou como um departamento do 35 CTG, depois, em assembleia, foi dado o nome à entidade, passando a chamar-se CTG Rodeio da Fronteira. O tempo passou, o Rodeio da Fronteira adquiriu sede própria, sede campeira, e no próximo dia 17 de outubro estaremos comemorando os seus 65 anos. Esta comemoração será festiva, e devido ao dia 17 cair numa quarta-feira, a Festança será realizada dias 12 e 13, com um torneio de canastra, e à noite de 13 de outubro, grande jantar baile, com animação dos Chacreiros, da cidade do Alegrete. O valor dos convites para este fandango será de R$ 15,00 para sócios em dia. Demais frequentadores R$ 20,00. Não esqueça, coloque esta data em sua agenda. Te esperaremos por lá com cara alegre e água fresca.

Arremato

 Arremato o último tento do laço, convidando a todos para a 85ª Farm show, que ocorre de 8 a 28 de outubro, no Parque Juventino.

Postar um comentário

0 Comentários