Desfile Farroupilha - o orgulho de ser gaúcho em imagens


 A tarde da quinta-feira (20), foi de pura tradição. Cavaleiros e amazonas de todas as idades cumpriram com missão de representar cada qual a sua entidade. Montados e em carruagens, empunhando lanças e bandeiras, a passagem geralmente de poucos minutos para cada entidade, representa o ideal gaúcho, cultuado o ano inteiro, mas intensificado na Semana Farroupilha. O 20 de setembro foi um típico dia primaveril, e foi o precursor da estação que hoje (22), se inicia.

 Ante um público sempre fiel, quase 40 entidades cruzaram a Rua Borges de Medeiros, para o aplauso das pessoas que se aglomeraram ao longo das calçadas. No palanque, autoridades civis e militares, tradicionalistas, prendas e peões viram centenas de participantes passarem, altaneiros  e orgulhosos por conduzirem o verde, o amarelo e o vermelho da bandeira do Rio Grande, verdadeira pátria sulina que congregou em seu seio um povo que tem, sim,  orgulho de ser brasileiro, mas ama sua pampa riograndense como nenhum outro.

 O cavalo, símbolo da bravura gaúcha, é, também, nesse dia, uma das principais atrações. Preparado durante meses unicamente para o 20 de setembro, ele representa a alma do peão, que sem o cavalo, não é nada, por isso é que suas epopeias são cantadas, fazendo de ambos, gaúcho e cavalo, um único ser, representado na figura de um centauro, soberano dos pampas.

 Acompanhe na edição impressa as fotos do desfile farroupilha, data máxima dos gaúchos.

Postar um comentário

0 Comentários