Substituir a refeição
por um shake?
Roseli explica
A correria do dia a dia, o comportamento contemporâneo, muitas vezes fazem com que a alimentação não seja aquela mais adequada. Produtos com promessas de emagrecimento, de nutrição adequada acabam tornando-se alternativas ou soluções para a falta de tempo.
![]() |
Nutricionista Roseli Smiderle |
A melhor opção para um ser vivo sempre será alimento de verdade. “De verdade” quer dizer que vem do cultivo, da criação, que estraga fora da geladeira, que sua avó ou tataravó reconheceria como comida. Aqui já poderíamos excluir qualquer shake desses. Mas vamos além. Vejamos o rótulo de um shake que promete ser uma boa opção para substituição de refeições. Transcrevo alguns nutrientes: proteína isolada de soja, frutose, óleo vegetal de canola, cloreto de potássio, caseinato de cálcio, proteína concentrada do soro de leite, mix de vitaminas e minerais, maltodextrina, estabilizante, aromatizante, emulsificante, corantes naturais, sucralose, etc, etc...
Ou seja, pelo menos meia dúzia de substâncias que você nem sabe o que são, meia dúzia de algumas que você sabe inclusive que não são boas opções para a saúde, como açúcar (frutose, maltodextrina).
Então vamos pensar: como, em qual circunstância, com qual justificativa seria melhor tomar isso em vez de comer um prato repleto de verduras, legumes, carnes, ovos, grãos, azeite de oliva? Todos sabemos que: quanto menos processado, melhor é o alimento. Se for pelas vitaminas, nos alimentos frescos elas são mais bio disponíveis (melhor absorvidas). Se for pelo emagrecimento, apenas pare de ingerir excesso de farinha, açúcar e comer sem fome. Baseie sua alimentação em alimentos de alto valor nutricional. Não há atalho! Isso não vai te levar mais rápido até lá! Muito pelo contrário, é uma volta a mais! Sustentável e saboroso é comida de verdade. Não se engane!
0 Comentários