Abertura do ano letivo


 O início do ano letivo está chegando, e com ele, surge muito trabalho para as equipes diretivas das escolas, bem como para a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). As aulas na rede pública municipal iniciam no dia 06 de março, próxima segunda-feira, porém, a abertura oficial, direcionada a professores, funcionários e Smec, está agendada para o dia 02 de março, no Dom Pedrito Country Clube, a partir das 8h30min. A solenidade, de forma mais reservada, segundo a secretária de Educação, Melize Quadros Xavier, tem por objetivo proporcionar uma integração entre todos os profissionais, bem como a apresentação da nova equipe da Smec.  Ela explica, que a partir da abertura oficial, serão dois dias de atividades e contarão com reuniões específicas de trabalho entre supervisores de escolas e direção, conforme a área de atuação.

 A secretária expõe, porém, que algumas questões ainda estão sendo tratadas pela Smec, mas que todos os assuntos estão sendo tratados com muita seriedade. A parceria , segundo Melize, entre servidores, tem sido fundamental para que a volta às aulas seja da melhor forma possível. “Todos os processos estão em andamento, seja relacionado ao quadro de professores ou servidores, ou transporte escolar, porém de forma mais lenta, visto termos assumido há pouco tempo e nem todos os cargos estarem preenchidos dentro da Smec. O que não posso deixar de salientar é a importante parceria dos funcionários. Eles nos auxiliam com suas experiências, são prestativos, enfim, estão sendo fundamentais neste processo”, afirma a secretária. 

Professores

 Com relação ao quadro de professores, Melize explica que há um processo em andamento para nomeação de novos professores para completar a rede. “Há carência de professores nas escolas, mas já estamos a caminho da solução. Já foi feita uma solicitação ao Executivo para que seja encaminhado à Câmara, a abertura de vagas. Acredito que em breve estará tudo solucionado”, diz.

Transporte Escolar

 Motivo de discussões e comentários em 2016, o transporte escolar é um assunto que está sendo muito analisado pela Smec, segundo a secretária Melize. De acordo com ela, até pelo menos metade do ano, o transporte continuará, parte a cargo de veículos da Smec e outras de forma terceirizada. "Ficamos bastante preocupados com relação ao transporte. Os veículos do município estão todos passando por vistoria e um deles apresentou problemas além do que esperávamos. Porém, já estamos fazendo orçamentos e aguardando a chegada de peças. Quanto às terceirizadas, como o contrato termina na metade do ano, precisamos obedecer esse contrato e, enquanto isso, já pensamos em um processo licitatório para o 2º semestre e uma audiência pública deverá ocorrer", destaca a titular da pasta, salientando que uma conversa já foi realizada com os representantes das duas empresas, onde ficou claro que o Executivo fiscalizará e cobrará por serviços de qualidade aos alunos".

Melhorias nas Escolas

 Quanto à estrutura das escolas, Melize expõe que foram e estão sendo realizados reparos emergenciais. "Algumas escolas estão sendo pintadas com materiais já disponibilizados pela administração passada. Pretendemos proporcionar melhorias, mas por enquanto, o básico para um volta às aulas está sendo feito. Me preocupo com a educação e sei da realidade. Acredito que a solução para os problemas e a possibilidade de pessoas melhores ocorre através da educação", finaliza Melize.

Postar um comentário

0 Comentários