Município registra 05 casos positivos de H1N1 e aguarda mais 08 resultados



 A  Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, estão em constantes acompanhamentos e controles relativos a casos de Influenza em Dom Pedrito. Anteriormente, casos já haviam sido confirmados e devido ao grande número de pessoas com sintomas de gripes e resfriados, as visitas foram interrompidas na Santa Casa, fator também proveniente do grande número de atendimentos registrados no Pronto Socorro Municipal.

 Devido ao monitoramento, na semana compreendida entre os dias 29 de maio e 04 de junho, de acordo com um boletim enviado pela Secretaria de Saúde, houve diminuição de casos. "Neste período foram realizadas duas coletas de material para diagnostico laboratorial e não tivemos novos resultados disponibilizados. Temos então um total de 14 coletas, seis resultados recebidos e, destes seis, cinco são positivos para H1N1. Aguardamos 8 resultados", relatou a enfermeira Luiza Ferrer Brinhol.                                                    

 No mês passado (31), iniciou o atendimento específico para pacientes com sintomas respiratórios. Este atendimento é realizado pelo médico Fúlvio Pacífico, no ambulatório do PAM que funciona no prédio do INSS, na rua Moreira Cesar, esquina com Borges de Medeiros, das 17h às 19h. Segundo a secretária Ivanúcia Maciel Severo, até o início da última semana, para os atendimentos específicos, foram distribuídos 23 tratamentos de 30 mg, 23 de 45mg e dois tratamentos de 75 mg  do antiviral Tamiflu (Oseltamivir). 

 A equipe da secretaria de Saúde, ainda lembra da necessidade de não esquecer a continuidade da tomada de cuidados preventivos diários, tais como: higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais; ventilar os ambientes.

Postar um comentário

0 Comentários