Buscar

Vereador pede convênio com funerárias de outras cidades para translado de pessoas carentes


Na segunda-feira (8), o vereador Ademir Marques Veiga, Lili, (PTB) encaminhou uma indicação ao Executivo solicitando que seja providenciada pelas secretarias de Governo, Fazenda e do Trabalho e Assistência Social, a formulação de convênios com funerárias das cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul, para translado de pessoas que são residentes destas cidade e faleceram em Dom Pedrito, desde que, comprovadamente enquadrados como “carentes”, segundo leis que dispõem sobre benefícios eventuais.


O vereador justifica que, recentemente, em seu gabinete, se deparou com situação de uma família carente que perdeu ente querido que residia em Porto Alegre, entretanto, a família não tinha condições financeiras para arcar com os custos de translado para aquela cidade. Consternado com esse episódio, o vereador entrou em contato com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, que prontamente atendeu a solicitação e manteve contato com a secretaria competente da cidade de Porto Alegre, entretanto, o pedido não foi atendido e o corpo acabou sendo sepultado em Dom Pedrito.


"Diante dessa situação, em conversa informal com o secretário adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social, Marcos Vinicius Freire, constatamos o empenho e também a carência do município em relação ao ocorrido. O município possui convênio com serviços fúnebres locais, conforme estabelece a lei 2.534/2021, ou seja, apenas para buscar pedritenses que falecem em outras cidades, mas não o contrário: levar corpos à sua cidade de origem, desde que, enquadradas como comprovadamente carentes. Fica a presente Indicação como sugestão, aguardando ser atendido pelo Executivo", manifestou o vereador.

3 visualizações0 comentário