Horto Florestal disponibiliza mudas de flores, árvores e produz hortaliças



O Horto Floresta Honorival Arrué Bacedo, setor ligado à Secretaria de Agricultura, possui importante papel no município. De lá saem mudas de árvores frutíferas, flores e hortaliças que são distribuídas para escolas e entidades de Dom Pedrito.


O Folha foi até o Horto e conversou com Luciano Martins, coordenador do local. Ele mostrou um pouco dos trabalhos realizados pela equipe em canteiros e estufas. O coordenador declarou que o calor excessivo durante o verão acabou interferindo na produção do Horto Florestal. Entretanto, as cultivares estão sendo mantidas.


Luciano disse que no início do mês de março teve início a semeadura de flores e folhagens. Atualmente o local oferece gratuitamente à população mudas de pessegueiro, butiazeiro e cerejeira. "Temos sementes de laranjeira em estoque e ainda não iniciamos o plantio em virtude das altas temperaturas. Em breve disponibilizaremos as mudas", acrescentou.


O Horto Florestal mantém parceria com o Presídio Estadual de Dom Pedrito, disponibilizando insumos para a manutenção da horta que é cultivada na casa prisional. Luciano destacou que, no local, são cultivados canteiros de Alface, beterraba, couve, mostarda e cenoura. Ele disse ainda que a produção de hortaliças envolve um trabalho logístico. "Fazemos a produção inicial nos canteiros, logo, mudamos para as estufas onde essas hortaliças são cultivadas", explicou, acrescentando que, além de algumas escolas de ensino infantil do município, entidades como APAE, Centro Juvenil, CAPS, Lar de Meninas, entre outras.


O Horto Florestal também disponibiliza de um local específico para recebimento de restos de podas de árvores, sobre esse serviço, o coordenador disse que os servidores atendem e liberam o acesso dos veículos ao pátio destinado ao descarte de folhas e restos de vegetação. Luciano informou que o local está aberto à visitação do público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.




1.894 visualizações0 comentário