Buscar

Homenagem a João Luna: vereador indica denominação de rua com nome do carnavalesco


Um Projeto de Lei de autoria do vereador Junior Rodrigues (Progressistas) determina a denominação de via pública com o nome do carnavalesco João Luna. A via pública sem denominação oficial, situada no quarteirão nº 166-A, Beco Perpendicular a Sanga das Piugas e a Rua Moreira César e paralelo a oeste da rua General Carneiro, no Bairro Santa Maria, passará a ter a denominação de Travessa João Martinez Luna. O Poder Executivo Municipal providenciará a colocação de placa indicativa no local.


Na justificativa, o vereador destaca que João Luna sempre foi um homem humilde, honesto e de bom caráter. Natural de Bagé, nascido em 13 de junho de 1942, João vem de família humilde e veio para Dom Pedrito logo após seu nascimento. Em 1966 se casou com Gelci de Lima Luna, constituíram família e tiveram duas filhas e dois netos, Gelci Mara Luna Chibiaque (neto Lucas Miguel Luna Chibiaque) e Elenara de Lima Luna (neto Hiago Luna). Amava essa cidade tendo como sua cidade natal, pois cresceu aqui. Grande parte de sua vida trabalhou como mecânico em algumas empresas da época (Dispal, Fuscar e Ector Machado).


Depois de trabalhar vários anos como empregado decidiu abrir sua própria oficina mecânica na garagem de sua casa. Sempre foi apaixonado pela música e pelo Carnaval, tendo feito parte do grupo musical "Os Monarcas do Ponche Verde". Em Dom Pedrito, João gravou o disco com o título "Baile de Fronteira" junto com o amigo Índio Vago. Nos finais de semana animavam bailes na cidade e em outros municípios, mas sua verdadeira paixão era o Carnaval.


Apaixonado pelo bloco Vamos Falar de Saudade (conhecido popularmente como Bloco da Vaca), João desfilava sempre tocando seu cavaquinho. Com o coração preenchido pelo samba, se tornou presidente do bloco, o que foi uma das suas maiores realizações. Infelizmente por motivo de saúde teve que entregar a presidência da agremiação João Luna faleceu em Bagé, no dia 5 de agosto de 2019, com 77 anos.


O Projeto será levado à apreciação dos demais vereadores e passará por votação em sessão legislativa.

3 visualizações0 comentário