Dom Pedrito terá feriado de Iemanjá e Navegantes dia 2 de fevereiro




Uma Lei Municipal institui o dia 2 de fevereiro como feriado em Dom Pedrito em comemoração ao dia de Nossa Senhora dos navegantes, para a religião católica e Iemanjá, para as religiões de matriz africana. O assunto, desde a apresentação do tema pelo autor, o ex-vereador Jonathan Duarte, divide opiniões devido ao fato de Dom Pedrito não ser uma cidade portuária.


Todos os anos devotos da santa organizam os preparativos para a data. Eles providenciam a ornamentação da imagem que está instalada junto ao Balneário Passo Real para que os visitantes possam comemorar o Dia de Navegantes e Iemanjá.


No local, junto à santa, há um espaço para a colocação de oferendas. Pensando na questão ambiental, os religiosos aguardam que a prefeitura instale uma tela ao redor da imagem para que os animais não espalhem pela praia os alimentos e frutas deixados como oferenda, o que ainda não foi realizado.


Como funcionará o comércio no feriado


De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Schluter, houve negociações com os supermercados e ficou estabelecido que estes funcionarão em horário normal o dia 2 de fevereiro. Contudo, ele destacou que os trabalhadores terão direito a folga posterior e receberão um bônus salarial.


Já quanto ao comércio em geral, o presidente pontuou que pode funcionar, desde que atendidos pelos proprietários. Com esta classe não houve acordo predeterminado.

1.694 visualizações0 comentário