Corpo de Bombeiros realiza Instrução Teórica e Prática de Salvamento em altura



Conforme nota do 2º Pelotão de Bombeiro Militar de Dom Pedrito, no dia 30 foi realizada formatura geral para tratar assuntos relativos ao bom desempenho operacional e documental do Pelotão.


Após a formatura foi realizada Instrução Teórica e Prática de Salvamento em altura ao qual foi ministrado e abordado os seguintes assuntos:


- Exposição de definições sobre salvamento em altura, utilizando-se de oficinas sendo elas: ancoragem de tirolesa e ancoragem de descida vertical, vantagem mecânica e vantagem mecânica reduzida;

- Técnica de Travamento de mosquetão e utilização de Descensor I’D.


O acentuado crescimento da construção civil e a consequente verticalização nas áreas urbanas têm sido responsáveis pelos elevados números de vítimas de acidentes, tornando cada vez mais frequentes nos Corpos de Bombeiros Militares as ocorrências envolvendo salvamento em altura. Neste tipo de ambiente, as ações de resgate de vítimas devem ser executadas com muita cautela e segurança, preferencialmente por especialistas da área, profissionais que possuem rotina voltada para o treinamento contínuo e conhecimento dos equipamentos, materiais e técnicas de salvamento, preponderantes para o sucesso desse tipo de atendimento. A grande maioria dos acidentes envolvendo altura ocorre por falha humana.


Por esta razão, o treinamento de Salvamento em Altura tem como objetivo principal a multiplicação de todo o conhecimento extraído e vivenciado em ocorrências de Salvamento em altura, através da demonstração de técnicas e táticas a serem empregadas nas atividades de altura.

195 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo