Começa a vacinação de crianças contra Covid-19 em Dom Pedrito



A menina Bruna Borges Etchechuri, 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 em Dom Pedrito. A vacinação ocorreu por volta das 8h, desta quarta-feira (19), no Posto Central. A vacina foi agendada por Berenice Borges, mãe de Bruna, que tem asma.


“Eu sempre tive esperança que esse dia chegaria. A Bruna tem asma crônica e mudamos totalmente a nossa rotina desde o início da pandemia com medo dela se contaminar e ter o quadro agravado em razão da comorbidade”, destacou a mãe.


“Confiamos na ciência de que as doses recebidas irão protegê-la e que ela possa ter uma vida mais próxima do normal”, enfatizou ela, que já saiu do local com a Dose 2 agendada, daqui oito semanas.


O imunizante do laboratório Pfizer para uso pediátrico foi aplicado pela chefe do setor de Imunizações, enfermeira Raquel Stochero dos Santos, que repassou a mãe todas as informações a respeito de possíveis reações, que podem ocorrer com qualquer vacina.


“É necessário notificar qualquer reação numa UBS próxima ou no Posto Central, acompanhado da carteira de vacinação para que tenhamos as informações de lote e outros. Reações leves, como febre baixa (dar banho para refrescar e medicar com antitérmico usual). Levar ao Pronto Socorro só em caso de reações mais severas como falta de ar, dor no peito ou febre muito alta”, explicou a enfermeira.


As crianças estão recebendo o imunizante numa sala em separado e, logo depois, ficam em observação junto ao responsável por alguns minutos num espaço lúdico até serem liberados.


Sobre a vacina


A aplicação em crianças de cinco a 11 anos com comorbidades continua sendo por agendamento presencial ou através do telefone 53 98448 8302, das 8h às 13h.

Nessa primeira remessa de vacina pediátrica foram recebidas 180 doses.



372 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo