Alistamento militar obrigatório pode ser feito até 30 de junho



As inscrições para o alistamento militar obrigatório estão abertas até o dia 30 de junho. Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 devem se inscrever pela internet.


Para a inscrição on-line, é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação da sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.


Além do computador, a inscrição pode ser feita pelo aplicativo de alistamento disponível para os sistemas iOS e Android.


Casos especiais


Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Um deles é o de jovens que são arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e documentos que comprovem essa condição.


Outra situação é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.


Caso a pessoa não tenha condição de comparecer a uma junta do serviço militar por incapacidade absoluta, ela poderá ser representada por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.

95 visualizações0 comentário