Silvio Bermann


Érica: a designer pedritense do empreendedorismo social

 A jovem Érica Arrué Dias, filha do casal, também pedritense, Robinson Dias e Lorena Arrué Dias, encanta a todos pela sua personalidade marcante, temperamento doce e talento criativo. Como designer de moda, optou pelo caminho da sustentabilidade e empreendedorismo social e hoje faz sucesso, Brasil afora, com sua marca Aurora Moda Gentil, na qual estão presentes, como não poderia deixar de ser, as características da própria Érica. A mesma menina interiorana de Dom Pedrito, que se radicou em Porto Alegre para impulsionar sua carreira, já foi destaque da Revista Donna do jornal Zero Hora e participa de grandes eventos nacionais de moda, como a Eco Brasil Fashion Week, de São Paulo, sem jamais cortar o cordão umbilical que a une a sua terra natal.

 Prova disto é sua recente participação no Programa Caminhos Prósperos, da Unicred, quando foi um dos quatro empreendedores escolhidos para estrelar um vídeo onde é apresentada e apresenta seu trabalho e filosofia de vida. Na web série, lançada em outubro passado, Érica (é só procurar a playlist no YouTube – o episódio de Érica é o nº 2) desfila pelos campos e ruas de Dom Pedrito, faz imagens junto aos prédios da prefeitura e da Escola Nossa Senhora do Horto, onde estudou, e, indagada sobre seus projetos para o futuro, revela, simplesmente, não projetar o futuro por já estar vivendo seu sonho. E o melhor: compartilha esse sonho com talentosas artesãs que, além de criarem arte e gerarem sua própria renda, ainda são reconhecidas por terem seus nomes citados nas peças que criam para a Aurora Moda Gentil.

 O amor basta a si próprio, não espera retribuição, se completa na própria satisfação de amar. Érica ama Dom Pedrito e seu povo, não pede nada como retribuição. Entretanto, as pessoas sensíveis desta terra lhe devem esse carinho: ao menos, reconhecê-la como um dos nossos – como diz meu amigo João Roberto Vasconcellos – que leva o nome da Terra do Ponche Verde para outras querências, País afora. É uma ‘pedritense ilustre’ que nos orgulha. E, particularmente a mim, que a vi menina no casarão da família, ali na Rua Bernardino Ângelo, perto da Relojoaria Moderna dos amigos Antônio e Iara Laval. Somos assim, nós, do interior do Rio Grande: gostamos de nossos pontos de referência e de vibrar com o sucesso dos nossos amigos. Mas, pelo menos vez por outra, temos de externar esses sentimentos, dizer o quanto são importantes para todos nós. Sim, Érica já está vivendo seu sonho. Que continue a compartilhá-lo conosco, sua gente, suas raízes, e que não perca nunca essa ternura que é sua maior virtude. Carpe diem!

Postar um comentário

0 Comentários