Silvio Bermann

As ‘Moças do Tempo’ que fazem sucesso na imprensa: se a
 Globo tem a Maju, a Rádio Upacaraí tem a Magô
Silvio Bermann, José Amilcar e Mary Lopes Gomes (Magô).

 O nome dela é Mary Lopes Gomes, mas há amigos e colegas, entre os que me incluo, que preferem chamá-la simplesmente de ‘Magô’, a contração do pré-nome Mary com o sobrenome Gomes. Trata-se, como obviamente todos vocês já sabem, da Moça do Tempo da Rádio Upacaraí, lançada como tal naquela emissora pelo Programa 360 Graus, do repórter Sérgio Roberto Vieira, em dezembro de 2016. Depois, quando Sérgio interrompeu a apresentação de seu programa,  foi a vez de ela levar seu quadro para o Panorama Geral, apresentado diariamente, às 18h, por Júnior Rodrigues e Antônio Augusto Xavier. Por meu turno, quando retornei, em agosto passado, a apresentar o Programa Silvio Bermann nas tardes da Rádio Upacaraí (às 14h), fiz questão de convidar Magô para ser a principal atração da abertura de cada edição daquele espaço; e, para completar com chave de ouro a grade de jornalismo da Upacaraí, só faltava a Magô passar a ser uma estrela também do Primeiro Jornal, apresentado por João Roberto Vasconcellos e Renato Chiaradia, estreia que foi registrada na quarta-feira passada (4).

Chiaradia, João Roberto, Magô e Jorge Artur.


 A secretária da emissora, Ana Lia, descreve com propriedade a trajetória de Magô: “A descoberta dela nos microfones da rádio foi numa festa de final de ano, durante a revelação do Amigo Secreto: ela pegou o microfone e tomou conta.  O Joao Roberto e o Sérgio Roberto não deixaram passar despercebido, e já abriram o espaço no 360 Graus para ela”. Assim, Mary Lopes Gomes, com seus peculiares talentos – entre os quais se destacam a simpatia, a dedicação ao trabalho e uma extraordinária alegria de vida -, já conquistou espaço cativo entre os fieis e incontáveis ouvintes do rádio pedritense. Ao ponto de, agora, ganhar merecido espaço nas páginas da imprensa escrita que o Folha da Cidade representa neste momento. 

Magô com os colegas, Junior, 
Antônio e Sérgio Roberto.
 
 Faço ainda questão de destacar que Magô não é um simples trocadilho de Maju, a Maria Júlia Coutinho que se tornou famosa como Moça do Tempo da Rede Globo. Nossa Magô merece a alusão à jornalista global e todo nosso respeito por ser dedicada e estudiosa do que faz: já acompanhou palestras e participou de entrevistas com reconhecidos meteorologistas, como Luiz carlos Molion, professor de Climatologia na Universidade Federal de Alagoas, e Paulo César Etchichury, diretor da Somar Meteorologia. Antes de nos passar cada previsão do tempo, diariamente, ela acessa uma bateria dos sites mais respeitados do ramo: os brasileiros Cptec, Inmet, Somar e Climatempo; o norueguês yr.no, o setor de clima do jornal uruguaio El País e o Sistema Nacional de Meteorologia da Argentina. Vamos combinar, não é pouca coisa para começar cada jornada de trabalho!!! Assim, entre bonanzas e trovoadas, Magô vai nos orientando sobre como serão nossos dias, desde com aquelas informações tão necessárias ao agronegócio e à estabilidade econômica do município, até outras mais amenas, como se será possível fazer aquele churrasco a céu aberto com a família ou jogar aquela partida de futebol com os amigos no fim de semana; tudo isto enquanto aprendemos expressões como ‘cavado’ e downburst (sistemas de baixa pressão), e torcemos para que não anuncie mais nenhuma possibilidade de enchente ou tormenta de primavera. Definitivamente, nossa Moça do Tempo é um show à parte no rádio-jornalismo local. E a Upacaraí, que não é boba nem nada, sabemos que acaba de fechar novo e melhorado contrato com essa estrela de primeira grandeza que abrilhanta ainda mais o carro-chefe que é seu jornalismo. Felizes de nós! Sucesso, Magô!!! Carpe diem!

Postar um comentário

0 Comentários