Santa Casa - UTI e Cozinha entram em funcionamento


 Na tarde chuvosa de quarta-feira (18), reunidos no salão de atos da Santa Casa de Caridade, representantes de diversos setores da sociedade, notadamente as famílias Coradini e Pötter, se fizeram presentes para ouvir do provedor Luis Carlos Mores Costa a notícia de que a nova UTI, que teve sua obra física doada pela família Coradini, iniciou, na semana que passou o seu tão almejado funcionamento. Tal fato só foi possível, é bom que se registre, depois de que a família Pötter doou uma camionete que seria originalmente de Isadora Pötter, mas que com o seu falecimento, sua família, que já planejava uma maneira de ajudar substancialmente no aparelhamento da nova UTI, resolveu, num gesto de desprendimento oferecer o veículo para que o hospital realizasse a Ação entre Amigos, o que acabou sendo um sucesso e permitiu, assim, que a direção do nosocômio obtivesse os recursos necessários para equipar inicialmente seis leitos, e que naquele dia foram simbolicamente mostrados para a sociedade. Na oportunidade, também foram inaugurados a nova cozinha e o refeitório, que passaram por uma restauração completa, que foi possível mediante recursos oriundos da Consulta Popular.


 Moraes saudou os presentes e numa fala emocionada apresentou os resultados da Ação entre Amigos obtidos até aquele dia, onde 365 talões já tinham sido vendidos, R$ 360.500,00 contabilizados então, 83 talões distribuídos, faltando poucos números disponíveis em cada um, restando apenas 52 talões na Santa Casa, ou seja, 520 números.
  

 Moraes se disse surpreso com a adesão da comunidade, que se deu as mãos e que, segundo suas palavras, tornaram a caminhada muito mais fácil. Mencionou que apesar do momento de crise vivido pela sociedade como um todo, quando as pessoas se unem, os resultados aparecem. Moraes, demonstrando um espírito dinâmico, falou que as melhorias não param por aí, pois recursos deverão ser aplicados em outros setores da Santa Casa, demonstrando que a boa gestão faz a diferença quando os recursos são poucos, mas por trás existe uma comunidade comprometida e disposta a ajudar. Com a conclusão destas e de outras obras, a Santa Casa dá um grande passo rumo ao progresso e torna-se cada vez mais uma referência de gestão e modernidade, salientando que o mérito foi ainda maior porque a iniciativa veio de fontes particulares, fazendo menção às famílias citadas acima que em seus gestos de generosidade possibilitaram que hoje este sonho se tornasse uma realidade. Moraes também agradeceu aos amigos e colaboradores, Rotary Obelisco da Paz, Rotary Ponche Verde, Rotary Dom Pedrito, Lions Clube, Lojas Maçônicas, Casa da Amizade, Liga Feminina de Combate ao Câncer, aos pecuaristas e agricultores, às empresas locais, à imprensa e à comunidade, que abraçaram esta causa com entusiasmo e coragem, onde todos os servidores da Santa Casa se irmanam em torno de um único pensamento: “Salvar, ou pelo menos amenizar a dor”. Moraes, num arroubo de inspiração, falou que todos que naquele dis mantinham o sentimento de gratidão, transformavam-no em prece à memória de Isadora e a todos que acima de seus interesses estão na luta para salvar vidas, pois numa comunidade unida e com saúde não existem obstáculos para a felicidade. Na sequência foi exibido um vídeo onde foi apresentada a nova UTI, já equipada com os seis leitos, em pleno funcionamento e também a nova cozinha e refeitório, que sob as sempre sábias palavras do padre Alex Kloppenburg, recebeu sua bênção. Após os presentes rezarem de mãos dadas à oração dominical, as novas instalações foram oficialmente inauguradas e visitadas pelos convidados.


 Conversamos com Valdomir Coradini, que presenciou toda a solenidade acompanhado de sua esposa Elaine. Perguntamos a ele qual era o sentimento de ver hoje a UTI que leva o nome de seu pai em funcionamento, ao que ele mencionou que o sentimento é um misto de gratidão e contentamento, ao ver que a comunidade abraçou, juntamente com sua família, este que vem a ser a realização de um sonho, e que dentro do projeto familiar em tamanho macro, o efetivação desta etapa possui um grande significado para ele e para todos os seus familiares. Reconheceu, e como muito admitiu que do início das obras e sua conclusão, seguindo no projeto de equipagem, tudo correr de maneira surpreendentemente rápida, e de maneira muito positiva avalia este dia, como outros que já se sucederam, como verdadeiramente históricos e marcantes na vida de todos os pedritense.


 Gabriela Pötter também nos disse algumas palavras. Em sua incontida emoção, a representante da família Pötter revelou que se sentia muita emocionada e orgulhosa em saber que uma perda de sua família pode ser transformada em esperanças para novas vidas. Ela salientou a eficiência da administração da Santa Casa que, em tão pouco tempo, conseguiu aproveitar os recursos angariados através da venda dos cupons da Ação entre Amigos e destiná-los à compra dos equipamentos necessários para que hoje seis leitos já possam estar em funcionamento. Ela referiu que sua família sente muita gratidão em ver toda a comunidade abraçar essa causa, a todo o carinho demonstrado a sua irmã Isadora e ao sentimento de querer ajudar nossa cidade a ter mais estrutura para poder salvar mais vidas, onde muitas pessoas foram parceiras, ou na compra de cupons, ou no voluntariado. Gabriela finalizou dizendo que sua família tem certeza que Isadora ficaria muito feliz em poder ver esse bem material que seria para ela, sendo usado em beneficio da sua comunidade, ela que em vida estava sempre ligada às causas sociais, muitas vezes no anonimato, e que esse realmente foi o melhor destino que poderia ser dado ao veículo.





Postar um comentário

0 Comentários