Isabelli Borba selecionada para
o Programa Jovens Embaixadores 2019
A jovem interactiana Isabelli Chaves Borba Silveira, de Dom Pedrito, foi escolhida entre os 50 brasileiros, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, que irão participar do Programa Jovens Embaixadores 2019, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Do Rio Grande do Sul, além de Isabelli, apenas mais um jovem foi selecionado: Marcelo Eduardo dos Santos, de Venâncio Aires.
Nossa conterrânea recebeu o comunicado, da Embaixada norte-americana, no dia 31 de outubro passado, assinado pela adida para Assuntos de Educação e Cultura, Joëlle Uzarski, informando-lhe do cronograma que terá de cumprir no período pré-viagem e seu posterior roteiro no território dos EUA.
Foram mais de 17 mil inscritos no programa, de todos os recantos do Brasil, até chegar-se aos selecionados para as, tão somente, 50 vagas. As etapas de seleção incluíram apresentação dos documentos probatórios dos pré-requisitos, exames escritos e orais (inclusive, prova oral para comprovar domínio do idioma inglês), entrevistas e visitas domiciliares, até chegar-se aos 180 semifinalistas. O ofício da Embaixada manifesta, textualmente: “Ao final de um minucioso processo de revisão e análise de todos os documentos, vocês foram os escolhidos e são os mais novos Jovens Embaixadores do Brasil”.
Entre os pré-requisitos que Isabelli teve de cumprir para ser selecionada, está seu conhecimento de inglês, do qual já possui curso avançado, e o fato de exercer serviço voluntário na Liga Jovem de Combate ao Câncer e no Interact Clube Dom Pedrito.
O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002, é uma iniciativa social da Embaixada dos EUA, implementada em parceria com instituições dos setores público e privado, entre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as Secretarias Estaduais de Educação, os Centros Educacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas Federal Express (FedEx), Merck Sharp & Dohme (MDS) e IBM. Além disso, conta também com o apoio institucional do Canal Futura e do Movimento Todos pela Educação.
O Programa visa beneficiar alunos brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva e consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. “Buscamos com isso ampliar os horizontes desses jovens e, ao mesmo tempo, destacar os bons exemplos na educação pública, transformando-os em modelos para os seus colegas e as suas respectivas comunidades”, enfatiza a Embaixada norte-americana.
Isabelli deve estar em Brasília no dia 8 de janeiro, lá permanecendo por três dias, período em que receberá a orientação pré-partida e fará a entrevista de visto de entrada nos Estados Unidos. O embarque internacional está previsto para o dia 11 de janeiro.
Agenda nos Estados Unidos
- Washington D.C. (capital dos EUA) - De 12 a 17 de janeiro: visitas guiadas a pontos históricos/culturais, reuniões nos Departamentos de Estado e de Educação, visitas a escolas e projetos sociais, participação em seminários/oficinas sobre protagonismo juvenil, justiça social e voluntariado.
- Estado anfitrião (Isabelli ainda não sabe para qual estado irá) – De 12 a 17 de janeiro: viagem para o estado-anfitrião, onde, além de ser hospedada por uma família americana, nossa jovem embaixadora frequentará aulas em escolas públicas da região, participará em atividades de voluntariado e fará apresentações sobre o Brasil.
- Washington D.C. – De 29 de janeiro a 02 de fevereiro: Reunião de avaliação do programa e preparação para o retorno ao Brasil.
- Brasília/Rio Grande do Sul – 03 de fevereiro: Chegada em Brasília e vôo de conexão com o RS.
A palavra de nossa embaixadora
Isabelli sintetiza o que está passando em sua mente, diante da viagem iminente aos EUA: “Com essa experiência, pretendo levar um pouco do Brasil aos americanos e alcançar tanto o meu crescimento pessoal quanto da minha comunidade, ao estudar meios que ajudem a desenvolvê-la”.

0 Comentários