Santa Casa de Dom Pedrito adere ao Projeto Tampinha Legal


 De acordo com a Relações Públicas Elaine Bruzza, da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, em outubro deste ano foi colocado em prática, pela instituição, o Projeto Tampinha Legal, por iniciativa da enfermeira Regina Paula Barreto Dias Lopes, coordenadora da Unidade Materno Infantil.  O projeto se propõe à arrecadação de tampas plásticas, com o objetivo de angariar fundos para a Santa Casa, primeiramente beneficiando a Unidade Materno Infantil.  “Até o momento, arrecadamos em torno de 50kg. Quem já nos fez doações em tampinhas foram a Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio e a empresa Renan Gás e Água”, informa Elaine. Segundo ela, o valor que se obtém pelo quilo do produto “(...) é determinado pelo mercado e flutua de acordo com a sazonalidade. Os valores são depositados na conta da Santa Casa, após a comercialização”.

Histórico do projeto e como funciona

 O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educacional de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Foi lançado em 2016, na 2ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico e propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e iniciativa da coleta de tampas de plástico. “Para legalização da Santa Casa nesse projeto, além de passar por um período de pré-aprovação de dados, assumimos o compromisso de manter a linha do projeto original, seguindo orientações e exigências definidas”, destaca a RP da Santa Casa.

 São coletadas todas as tampas de plástico, limpas e secas, tais como: de produtos alimentícios, óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, etc. De higiene pessoal, como acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc. Também, de detergente, alvejante, amaciante, remédios, cola, caneta, refrigerantes, bombonas de água, etc.

 “Existe, também, a preocupação em beneficiar o meio ambiente, nossa saúde e cidade com a segregação correta desse resíduo e reaproveitamento da matéria-prima pela indústria, bem como a conscientização de todos em relação ao descarte apropriado”, acrescenta.

Pontos de coleta em Dom Pedrito

 Em nossa cidade, os pontos de coleta estão nos seguintes locais: Santa Casa, Sicredi, Restaurante e Café Cumbuca, Lojas Benoit, A Firma, Escolinha Tupi Silva, Escola Nossa Senhora do Horto, Escola Coronel Urbano das Chagas, Escola Nossa Senhora do Patrocínio, Instituto Bernardino Ângelo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Renan Gás e Água, Postos GBI, Qwerty Escola, Soccer DP, Delicatessem, Escolinha Brincando com Arte, Escolinha Casinha do Saber e Restaurante Pampa Grill. Outros pontos de coleta podem ser credenciados junto à Santa Casa. O telefone para contato é o (53) 3243-3360.

Outras informações

- As tampinhas são segregadas por cor, embaladas em sacos de ráfia marcados com o número de identificação gerado pela Santa Casa, e depositadas na sede do Projeto Tampinha Legal, em Porto Alegre. Esse transporte é feito, em regime de parceria, pela empresa Tuttis Transportes;

- O material arrecadado gera moeda solidária para a Santa Casa e ainda se transforma em andadores para crianças e adolescentes com deficiência física, andarem na praia;

- Para o desenvolvimento do projeto, a equipe diretiva de trabalho está assim composta: coordenadoras – enfermeira Regina Paula, Elaine Bruzza e Yolanda Alves; colaboradores representantes – Luana Bruzza, Sandro Alves, Adriany Kummer, Rejane D’Ávila, Jaluza Guilherme, Ana Luiza Pohl e Bruna Kummer.

Postar um comentário

0 Comentários