Capítulo DeMolay é instalado em Dom Pedrito

Capítulo DeMolay Cruzeiro do Ponche Verde
Solenidade contou com integrantes das duas lojas e familiares
 No último sábado (27), foi instalado em Dom Pedrito o “Capítulo DeMolay Cruzeiro do Ponche Verde”.

 O nome se deu em razão da união das duas Lojas Maçônicas de Dom Pedrito, a Cruzeiro do Sul III e a Ponche Verde 123, as quais se mobilizaram para a formação da Ordem Juvenil. No dia dos cerimoniais se fizeram presentes delegações de várias cidades do Estado, dentre Lojas Maçônicas e Capítulos. No final do dia ocorreu uma Sessão Pública, quando participaram pais e convidados dos Iniciados. Foram 17 meninos entre 12 e 21 anos (idades regulamentares), os quais já vinham sendo preparados para as atividades que irão assumir. A Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela Maçonaria. Foi criada em 1919, nos EUA, por um maçom chamado Frank Sherman Land. No Brasil, o primeiro Capítulo foi instalado em 1980, na cidade do Rio de Janeiro. O nome “DeMolay” teve inspiração no Cavaleiro Templário Jacques de Molay, o último Grande Mestre da Ordem Templária, que acabou sendo executado na fogueira,após ser condenado pelo papa Clemente V, por ordem do rei Filipe IV, pois se manteve fiel aos seus cavaleiros não os denunciando e não revelando os segredos dos Templários.

 Embora patrocinada pela Maçonaria, a Ordem DeMolay não é uma organização maçônica juvenil, e para o ingresso é desnecessário ter parentesco com maçons.

 Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens têm como fundamento o ensino e a prática de virtudes que levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, preparando os jovens para a maioridade da qual se aproximam.

 Os ensinos visam que sejam melhores filhos, melhores irmãos, melhores amigos, de modo que ao chegarem aos anos da maioridade sejam melhores homens, inserindo-se na sociedade comprometidos com a moral e a ética. Geancarlo Loreto Laus, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo, diz que o momento social atual obriga investirmos nos elevados valores do caráter da pessoa, especialmente da juventude.

 E ainda diz: “Expurguemos de nossa mente que a redução da maioridade penal e a construção de penitenciárias para encarcerar o homem seja êxito da nossa inteligência e espiritualidade. Alicercemo-nos na máxima de que como cidadãos é, “educando o jovem que estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Por sua vez, ClézioTomazzeti, consultor do Capítulo, diz que a “Maçonaria pedritense está de parabéns, pois realiza uma obra grandiosa para o nosso município.

 A criação de um Capítulo DeMolay, que visa trabalhar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de virtudes em jovens, tratando-se de algo digno e que atende nobres objetivos, pois esta é a camada de pessoas que fará parte do futuro, na qual temos a esperança de um mundo melhor”.

 Oberdan dos Santos Xavier e Paulo Sérgio Dias Lopes, veneráveis das Lojas Ponche Verde 123 e Cruzeiro do Sul III, respectivamente, declaram se sentirem extremamente satisfeitos com a criação do Capítulo, exaltam a Fraternidade, e parabenizam os pais pelo discernimento e oportunidade que estão dando aos seus filhos.

Postar um comentário

0 Comentários